O logotipo é o documento de identificação da empresa. Com a internet, o consumidor tem muitas opções para o que procura, diferentes modelos de produtos, marcas e modalidades de serviços. A finalidade do logotipo é identificar a empresa, produto ou serviço de forma única. Ele deve trazer a essência da marca de forma bonita e funcional, que se destaque dos concorrentes aos olhos do consumidor. No blog de hoje falaremos da importância de ter um bom logotipo para sua empresa. Confira!
⠀
1 – COMO SE FAZ UM BOM LOGOTIPO?
⠀
A criação de um bom logotipo vai muito além do gosto, pois requer muita técnica e estudo. Tudo isso para que o logotipo transmita a personalidade da marca, envolvendo design, proporção, composição, cor, entre outros. A criação de um logotipo envolve conhecimento em outras áreas também, como psicologia, semiótica e neurociência. Qualquer item do logotipo que for escolhido errado, pode tornar ilegível, entediante, desconfortável e sem sentido.
⠀
O processo de criação de um bom logotipo inclui pensar no modelo que será criado. Pode ser textual que é só a tipografia (letras), misto (tipografia e ícone) ou iconográfico que é só o ícone (símbolo). No manual da marca é importante conter todas as variações possíveis, ou seja, versão horizontal e vertical, ampliação sem distorção, uso em áreas com fundo branco, preto e colorido e redução com legibilidade.
⠀
2 – QUAIS SÃO OS PROBLEMAS DE COPIAR O LOGOTIPO?
⠀
O logotipo é a representação da sua marca, é a base da identidade visual que irá mostrar a sua empresa, serviço ou produto para o mundo, de forma que as pessoas reconheçam facilmente. Portanto copiar um logotipo ou fazer um muito parecido a outro já existente é extremamente prejudicial para a empresa. Como a finalidade do logotipo é diferenciar a marca de outros, copiar pode confundir a percepção das pessoas. Além disso, é considerado plágio e pode dar problemas por direitos autorais, com sérios problemas legais e financeiros.
⠀
3 – QUAIS SÃO OS RISCOS DE TER UM LOGOTIPO PROVISÓRIO?
⠀
Geralmente as empresas costumam fazer logotipo provisório pra ser uma economia, porém a longo prazo sai caro. Trocar o logotipo da marca depois de ter lançado o produto, produzido embalagem, feito propaganda, site no ar e páginas nas redes sociais ativas é perda de tempo e dinheiro. Essa decisão pode prejudicar a percepção de marca dos consumidores, causando impressão de enfraquecimento, instabilidade e falta de credibilidade.
⠀
4 – LOGOTIPO AMADOR
⠀
Como diz aquele ditado “a primeira impressão é a que fica”, pra logotipo funciona. Como o logotipo é o primeiro contato que as pessoas têm com a marca, pode ser um fator fundamental no processo de decisão de compra. Um logotipo profissional, funcional e bonito vai agregar valor à marca, diferente de um logotipo amador. Errar na escolha do logotipo da sua empresa pode prejudicar os negócios, portanto avalie minuciosamente quem irá criar a sua marca.
⠀
E aí, percebeu a importância de um logotipo profissional para sua empresa? Então conte com a Rei Zebrus – Comunicação para diferenciar o seu negócio.