Quais as vantagens de registrar a sua marca no INPI?

Ao criar uma marca você se depara com muitos desafios, um deles é criar um nome legal e original. Muitas empresas enfrentam problemas legais porque não conseguem proteger sua marca. Fazer uma pesquisa no Google e comprar o domínio não é suficiente para garantir que você não esteja violando os direitos de outra pessoa. Antes de tudo é importante você garantir  seus direitos à marca com uma pesquisa completa e o registro dela, pois você não está apenas se poupando de pagar multas, mas registrar legalmente sua marca também é uma forma de protegê-la.

Geralmente as decisões de compra dos consumidores se baseiam na reputação que a marca tem. Por isso, ter a marca registrada é um motivo importante para ajudar a passar credibilidade ao seu público. Mas registrar a marca não é o suficiente, você tem que cultivar o nome e a reputação da sua empresa, para que a longo prazo os clientes confiem na sua marca. 

Sua marca, identidade visual e logotipo podem dizer muito sobre o seu negócio. Podem transmitir características emocionais e intelectuais, relacionadas à sua empresa, produto ou serviço. Então você deve considerar os outros concorrentes no mercado. Para que as pessoas reconheçam a marca do seu negócio, seu logotipo deve ter destaque em relação aos demais. Aposte em algo fácil de lembrar, intrigante e/ou cativante, isso irá despertar o interesse das pessoas. Quanto mais original, mais fácil é para registrar, pois é difícil ter outra igual.

O registro de marca possibilita que você mostre a propriedade legal da sua empresa para o público. Desse modo, você impede que qualquer outra pessoa use a sua marca. Se outra empresa se candidatar com o mesmo nome/logotipo que o seu, você tem  direito legal de impedi-los. 

O mundo dos negócios é cruel, e se você não registrar a sua marca, ficará vulnerável a ações judiciais e outras questões legais. Se você tem o desejo que seus negócios prosperem a longo prazo, é aconselhável registrar a sua marca o quanto antes, pois o registro de marca pode demorar de 2 a 4 anos, ente tempo pode frustrar os que têm muita pressa. A demora não deve ser um problema, porque isso se dá pela retroatividade que determina que os registros de marca concedidos tenham a proteção a partir da data do início do processo. 

Para realizar o registro da sua marca, mesmo tendo várias orientações de como fazer na internet, é indicado procurar um escritório especializado em marcas e patentes, para minimizar qualquer chance de erro por falta de atenção ou conhecimento do processo.

E aí, gostou de saber mais sobre a importância de registrar a sua marca? Se tiver qualquer dúvida ou interesse é só entrar em contato com a gente. A Rei Zebrus – Comunicação está a sua disposição.

Compartilhe nas redes sociais:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Newsletter

Cadastre o seu e-mail ao lado e não perca nenhum conteúdo

Orçamentos

Entre em contato pelo whatsapp e receba um orçamento personalizado, claro e repleto de insights.

Fale com a gente